Durante o processo de realocação desafios e dificuldades irão surgir em seu caminho, porém com um planejamento e antecipação de detalhes a sua mudança será de muito sucesso e proporcionará uma experiência positiva.
Preparo financeiro: é crucial realizar o seu planejamento financeiro, após a pesquisa sobre o custo de vida você terá noção dos gastos no novo país. Assim, se estiver indo com uma oferta de trabalho, analise se o salário é compatível com o seu estilo de vida. Caso esteja indo sem um emprego, tenha certeza que o dinheiro guardado para a realocação será o suficiente para cobrir as despesas e possíveis imprevistos no prazo de no mínimo um ano.
Documentos necessários: tenha todos os documentos requeridos para a imigração prontos, pesquise sobre a burocracia no país e não deixe faltar nada, tais como documentos necessários para a sua ida e permanência. Não esqueça também de conferir as vacinas obrigatórias no novo local.
Moradia: busque com antecedência um local para morar, pesquises sobre os bairros, localizações e escolha um local de fácil acesso.
Plano B: mesmo que você não chegue a usar é fundamental ter um plano b, caso algo de errado ou não saia como o esperado, tenha uma segunda opção e uma rede de apoio.
Mantenha sua mente aberta: no novo país você estará vivenciando tudo novo, cultura, costumes, alimentos, etc. Saiba que irá viver diversas novas experiências e entre elas algumas serão de desconforto, mas se mantendo otimista e com a mente aberta você irá se adaptar rapidamente.